top of page
Foto do escritorAndré Nogueira

Ponzi | #02

Atualizado: 20 de jul. de 2022

Saiba identificar um Esquema Ponzi.


Muitos já conhecem esta história, mas resumirei brevemente para aqueles que não conhecem.


Ponzi foi um italiano que imigrou para os EUA e descobriu que, por lá, selos de correio internacional poderiam ser vendidos a um preço mais alto do que na Europa. Então, se utilizou disso para travestir um esquema de pirâmide financeira. Dizia comprar selos na Europa e vender nos EUA quando, na verdade, nem sequer fazia isso. Apenas pagava seus "investidores" com o dinheiro de novos entrantes no esquema. Esse tipo de pirâmide financeira - que se esconde atrás de algum tipo de negócio ou investimento - ficou conhecido como "Esquema Ponzi".


Normalmente esses esquemas estão ligados a novidades. Com o grande ganho de popularidade dos investimentos, finanças e criptomoedas aqui no Brasil, surgiram muitos esquemas Ponzi travestidos de investimentos em ações, criptomoedas, operações de day trade, robôs de trade, opções binárias, FOREX (foreign exchange - mercado de câmbio), fundos de investimento, e por aí vai...


Esses esquemas dão lucros extraordinários! Eles realmente dão... Mas à custa dos outros! É ilegal e imoral! Só que não duram para sempre. Qualquer esquema de pirâmide ou Ponzi só pode durar enquanto houver novos entrantes. Uma vez que essa fonte se seca, todo o negócio vai abaixo. A pirâmide, sem capacidade de receber dinheiro "novo", não terá como pagar os outros "investidores" que, por sua vez, tentarão sacar o dinheiro mas não conseguirão, porque todo aquele investimento existia apenas na imaginação.


Eu tenho sido assíduo em falar sobre golpes e aconselhar que os leitores se protejam desse tipo de coisa, pois tenho visto conhecidos e muitos outros eufórica e cegamente acreditando nesses negócios maravilhosamente extraordinários. Por isso reforço, vez após vez, para que façam os cálculos... coloquem na ponta do lápis! Inclusive, repito mais uma vez sobre alguns casos como de Warren Buffet, que teve rentabilidade de 20% ao ano, e Peter Lynch que alcançou 29% ao ano durante 13 anos. Lembrando que essas são rentabilidades MÉDIAS. Elas não foram constantes e consistentes, mas passaram por altas e baixas. E são casos de EXCESSÃO, não de regra. Alguns bons fundos de investimento também obtiveram rentabilidades semelhantes ao longo do tempo. Porém, sempre passam por altas e baixas, e alertam o investidor:


"RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA".


De qualquer maneira, como forma de "medida" para avaliação, qualquer investimento que fuja demais de rentabilidades com as proporções mencionadas, que tenha garantias, ou que tenha ganhos consistentes e altos, provavelmente consiste em esquema criminoso.


Nem sempre é tão simples identificar o esquema Ponzi, pois apesar de enxergarmos evidências, provas concretas só podem ser tiradas por meio de auditoria externa e independente. Em outros casos, a pirâmide se revela somente depois de ruir.


O caso de Bernie Madoff demonstra isso muito bem. Madoff foi conhecido por ter operado o maior esquema Ponzi da história. Era homem respeitado em Wall Street, chegou a ser presidente da NASDAQ (bolsa de valores). Mas roubou US$65Bi de seus clientes através de seu esquema. O negócio durou muitos anos, e só foi abaixo quando, na crise de 2008, vários clientes quiseram sacar o dinheiro.


Então, não acreditem que um investimento não possa ser pirâmide só com base em sua confiança em alguém, ou como você se sente sobre ele(a).


PESQUISE! Procure saber o MÁXIMO possível sobre determinado investimento.


Livro "O Mago das Mentiras: Bernie Madoff e a Morte da Confiança" (tradução literal do título original, em inglês).
Livro que inspirou o filme "The Wizard of Lies". Aborda a história de Bernie Madoff e o seu esquema Ponzi de US$ 65 bilhões.





Compartilho a seguir algumas características em comum de esquemas Ponzi e outras coisas que não necessariamente caracterizam uma pirâmide, mas que tenho observado frequentemente entre elas:


Pirâmides apresentam RETORNOS ELEVADOS, geralmente com "baixo risco" ou com "garantias"; LUCROS CONSISTENTES; GANHOS FÁCEIS; ganhos ao indicar novos clientes; falta de transparência - faltam informações sobre o produto/investimento e sobre a empresa e; NÃO SÃO REGULAMENTADOS. Algumas informações "extras" que eu costumo observar: os donos, se conhecidos, costumam ostentar; são tratados como ídolos - as pessoas estão sempre o parabenizando, elogiando ou batendo palminhas para ele; suas redes sociais parecem uma gigante propaganda, uma "máquina de marketing", e não apresentam conteúdo relevante para aprendizado. Nos comentários, não há discussão sobre assuntos relevantes, nem comentários construtivos; tudo que se vê são pessoas eufóricas e felizes com o "método infalível", enviando palminhas e elogios.


Para se proteger, SEMPRE procure saber se a empresa ou investimento é regulamentado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) e se a sua situação está regular. Qualquer pessoa ou entidade que invista o seu dinheiro por você, seja através de fundo ou carteira administada, DEVE ser registrada na ANBIMA e na CVM. E no caso de mercados ainda não regulados no Brasil, como o de câmbio e de criptos, procure saber se há regulamentação internacional e invista somente através de corretoras corretamente regulamentadas. Em caso de não haver regulamentação alguma, repito o que mencionei em um post passado:


"(...) Olhe para a história. Quais foram os rendimentos dos melhores investidores? Por acaso esse investimento só dava resultados positivos? Ou também passou por baixas? TODO investimento possui seu respectivo risco. Nos casos de investimentos em renda VARIÁVEL, eles passarão obrigatoriamente por momentos de baixa (pois senão, seriam investimentos de renda FIXA). Se vir aquele investimento em renda variável que rende saldos positivos altíssimos e constantes... Desconfie, e muito!


"As premissas básicas que sempre se utiliza para identificar pirâmides (ou esquemas Ponzi) são: ganhos fáceis, altos e consistentes; ganhos por indicar novos entrantes; risco baixo; retorno garantido. Mas entenda que nem sempre se parece com isso. Essas características não ficam estampadas no negócio. Vejo alguns casos que estão de pé, em que os donos do esquema não garantem retorno, inclusive incluem mensagem dizendo 'retornos passados não são garantia de retornos futuros'. No entanto, olhando para a rentabilidade do negócio, que supostamente investe em renda variável, só se vê números positivos, nunca negativos (são os deuses dos trades). Mas não seria exatamente isso rentabilidade garantida? Afinal, eles nunca perdem! E quem ganha sempre, não é alguém consistente? Além disso, as rentabilidades são muito superiores àquelas vistas no mercado legítimo. E é claro que a rentabilidade vinda através de novos entrantes também não ficam sempre nuas aos olhos dos clientes, pois nem sempre o pagam pela indicação de novas pessoas: o negócio simplesmente ganha um cliente novo, e distribui o dinheiro entre os demais 'investidores'. Na verdade, basta que entre dinheiro 'novo' para distribuir entre as pessoas para que a pirâmide se mantenha de pé, e isso pode acontecer mesmo sem haver novos clientes. Fato é que esse tipo de esquema sempre se rompe, mais cedo ou mais tarde. Fique longe."


Não se deixe enganar! Se você se deparar com rentabilidades altíssimas¹, de maneira muito fácil, sem grandes esforços, de maneira consistente², sem oscilações...

Muito provavelmente é bom demais para ser verdade.


¹ Quer um valor de referência para "rentabilidade altíssima"? Como via de regra, considere uns 2% ao mês ou mais. (A taxa básica de juros — no Brasil, a SELIC — afetará esse valor).
² Não pense que o simples fato da rentabilidade mês a mês ser diferente não se configure como consistência. Pois, se os valores forem sempre positivos, isso significa que você está ganhando consistentemente. (Os únicos investimentos que ganharão consistentemente serão de renda fixa. Não existe investimento em renda variável que varie apenas entre valores positivos).


Comments


bottom of page